A energia solar é uma fonte de energia limpa e sustentável que tem ganhado cada vez mais destaque. No entanto, alguns mitos persistentes ainda cercam essa tecnologia inovadora. Vamos desmistificar alguns equívocos comuns e esclarecer as concepções errôneas sobre a energia solar.
Mito 1: “Energia Solar é Ineficiente em Dias Nublados”
Os painéis solares não requerem luz solar direta para gerar eletricidade. Mesmo em dias nublados, eles continuam a captar a luz difusa do sol, garantindo uma produção de energia constante. Apesar de, em dias nublados haver uma queda no percentual energético, não significa que a geração será zerada.
Mito 2: “Instalar Painéis Solares é Caro e Inacessível”
O custo de instalação diminuiu significativamente nos últimos anos. Além disso, muitos governos oferecem incentivos financeiros e programas de financiamento para tornar a energia solar mais acessível para residências e empresas. Linhas de créditos, facilidades em parcelamentos diretamente com as empresas, tempo de carência e faturamento direto são algumas das opções para quem deseja instalar energia solar.
Mito 3: “Os Painéis Solares São Difíceis de Manter”
Os painéis solares são de baixa manutenção. Exigem limpeza ocasional para remover poeira e detritos, mas geralmente não apresentam problemas técnicos significativos. Recomenda-se a lavagem dos painéis a cada seis meses. Na maioria dos casos, os clientes lavam uma vez por ano.
Mito 4: “Energia Solar é Apenas para Residências”
Além de residências, empresas e propriedades rurais de todos os tamanhos podem se beneficiar da energia solar. Muitas indústrias e grandes corporações estão adotando sistemas solares para reduzir custos e promover práticas sustentáveis. No campo, a redução na fatura de energia auxilia o produtor no investimento e no crescimento do agro.
Mito 5: “Energia Solar Não é Confiável”
Com garantia de geração de 25 anos e garantia de equipamentos de 10 anos, esse mito já ficou para trás. No Brasil, a energia solar é a que mais cresce no mercado e auxilia no crescimento e desenvolvimento da matriz energética do país.
Mito 6: “A Energia Solar não Contribui para a Redução de Emissões de Poluentes”
A energia solar é uma fonte de energia limpa, produzindo eletricidade sem emissões significativas de gases de efeito estufa. Ao optar pela energia solar, contribuímos diretamente para a redução da pegada de carbono. Produzir a própria energia significa uma menor demanda em usinas hidroelétricas e consequentemente, nas termelétricas, que são uma das formas de energias mais poluente.
Mito 7: “A Instalação de Painéis Solares Danifica o Telhado”
A instalação é realizada por profissionais treinados que garantem a integridade estrutural do telhado. Geralmente, os painéis solares podem até proteger o telhado, prolongando sua vida útil. Todos os suportes e trilhos são específicos para cada tipo de telhado, possuem vedações próprias que evitam infiltrações ou danos a residência.
Ao desmistificar esses mitos, esperamos dissipar dúvidas e incentivar mais pessoas a considerar a energia solar como uma escolha viável e sustentável. A energia solar não é apenas eficiente, acessível e confiável, mas também desempenha um papel crucial na construção de um futuro energético mais limpo e sustentável para todos.
A MGM Energia é sua aliada na construção de soluções em energia solar! Entre em contato com a gente!